No dia a dia temos certa preocupação com a nossa saúde física e mental, por isso tomamos alguns cuidados como uma alimentação regrada, ingestão de suplementos vitamínicos, atividades físicas, meditação, etc.
Mas será que você está cuidando corretamente da saúde financeira da sua empresa? Essa é uma pergunta que precisa ser levada a sério, pois assim como em nosso cotidiano, a saúde de seu empreendimento precisa receber uma atenção especial para que o negócio sobreviva, inclusive em momentos de crises.
Em nosso escritório de contabilidade convivemos com diversos perfis de empreendedores e esse tipo que não se preocupa muito com a saúde financeira de seu negócio figura entre eles. Uma das atitudes mais comuns entre aqueles que negligenciam a saúde financeira da empresa é aquela em que o empreendedor faz retiradas contínuas para uso pessoal. Usar o caixa da empresa para bancar seus gastos pessoais sem se importar em manter seu fluxo de caixa é comprometer a sobrevivência do negócio, é enfraquecer a saúde da empresa até o dia em que sua “imunidade às crises” baixe de tal forma que seja impossível manter viva a sua empresa.
O relacionamento com os clientes também é uma atitude sadia. É preciso focar no pós venda, surpreender e bonificar seus parceiros comerciais, pois uma vez satisfeitos todos irão desejar fazer novos negócios com sua empresa.
Investir em marketing e conteúdo também ajuda a manter a saúde de sua empresa. O marketing é como se fosse o pulmão da sua empresa e o caixa o coração. Nesse meio existe a oferta de conteúdo relevante e gratuito que agrega valor ao seu cliente e potencializa os resultados das ações empreendidas.
São muitos os fatores, mas esses citados nesse artigo não podem, de forma alguma, serem negligenciados. Em caso de dúvidas ou sugestões entre em contato com nosso escritório.