A nossa sociedade está voltada diretamente para o consumismo, no qual a maioria das pessoas gastam mais do que possuem, comprometendo valores que nem sabem bem se serão de fato recebidos. Dessa forma vão criando nas economias familiares poços de dívidas, que só serão descobertos quando as proporções já forem realmente gigantescas. É preciso trabalhar contra isso.
Infelizmente esse é o quadro da família brasileira, que não faz nenhum planejamento financeiro. E quando recebe quaisquer valores extras, a opção preferível é trocar o carro para manter as aparências, do que colocar as contas em dias e/ou economizar para realizar novos investimentos.
Diversas pesquisas sobre o assunto mostram que mesmo as pessoas que ganham relativamente bem, costumam viver endividadas, e portanto sem qualquer organização financeira no sentido de pelo menos, gastar menos do que recebem.
Então qual o segredo de ser realmente bem sucedido financeiramente?
Existem alguns pontos básicos que são adotados pelas pessoas bem sucedidas: Economia, planejamento, investimento, e saber viver com menos do que ganha.
Economia
Economizar é um hábito! Deve-se mudar a forma de pensar no sentido de economizar um valor proporcional para cada receita auferida. Essa é uma dica fundamental pra quem tem o interesse de fazer novos investimentos, e consequentemente melhorar o padrão de vida a médio e longo prazo.
Planejamento
As pessoas bem sucedidas planejam constantemente. Desde planejar bem o seu dia, como a compra de sua casa própria para os próximos anos. Planejar é uma arte, use-a ao seu favor.
Investimento
Investimento é uma forma de juntar a economia e o planejamento. Uma vez que deve-se analisar o futuro pondo em uma balança os benefícios e os riscos, e ponderar se realmente vale a pena investir o dinheiro economizado.
Viver com menos do que ganha
Esse é sem dúvidas o mais importante dos segredos para ser bem sucedido financeiramente. Como já foi exposto acima, nem sempre os que ganham mais são menos endividados, e presos em armadilhas financeiras gastando o que não tem com o que não precisam. A dica aqui, é cuidar para saber qual padrão de vida real seus rendimentos podem lhe proporcionar, sem precisar usar créditos exorbitantes para matar um desejo fútil ou pra manter as aparências.
Dar o primeiro passo…
O primeiro passo para seguir cada uma dessas dicas, é ter um controle real do que você efetivamente gasta com o seu dinheiro. Anotar cada despesa e cada receita, e dedicar um tempo para anotar e verificar como vão as finanças da família. Depois de conseguir organizar os relatórios, será mais fácil controlar como economizar mais, bem como se preparar para fazer mais investimentos.
Autor: Cleryston Gomes
Diretor Executivo da CSG Contabilidade.
“A CSG Contabilidade é uma escritório de contabilidade em Fortaleza-Ceará voltada para a prestação de serviços contábeis e financeiros para empresas que buscam uma nova experiência em atendimento qualificado.”