Será mesmo que o seu cliente sempre tem razão?
Com certeza, nas vendas é muito importante que seu cliente saia satisfeito de seu negócio e realizando uma boa compra, mas você não precisa passar por cima de seus valores e dos valores de sua empresa para que somente o cliente esteja contente.
Além disso, ao ceder ao seu cliente mais do que sua empresa tem a capacidade de fazer, você pode gerar desequilíbrio nas suas finanças.
Se por acaso o seu cliente for muito importante ou aquela venda seja muito grande, analise bem os riscos e consequências. Tenha em mente sempre a via de mão dupla! Tem que ser bom e justo com os dois lados.
Dizer sim o tempo todo, pode demostrar desespero por sua parte. Afinal, se você está cedendo tanto, sinal que está em apuros e precisa do cliente a qualquer custo.
E se lembra de que todos os seus clientes tem que ser vistos da mesma forma? Pois bem, se você diz sim a alguma pessoa, é necessário dizer sim também a outra. Principalmente se as situações forem as mesmas.
Algumas maneiras de dizer não ao seu cliente são:
01-Negocie com ele, não negue de cara. Entenda a sua dor.
02-Explique seus motivos e os limites de sua empresa.
03-Ofereça alternativas, e se caso não for possível realizar o que ele deseja, indique outros estabelecimentos onde ele poderá encontrar a solução.
04-Seja honesto e transparente!
05-Agradeça ao seu cliente, tanto pelo pedido, quanto pela solução final.
Saiba que em alguns momentos, o seu cliente precisará ir e você não efetuará a venda.
Entenda os motivos, não se deixe abalar e melhore numa próxima ocasião.
Lembre-se que as emoções e os sentimentos dos outros não podemos controlar.
Tenha bom senso! Um não dito de forma ríspida e mal educada, pode te trazer problemas.
Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco.
Obrigado pela atenção! Um abraço!
Tom Gomes
Contador
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