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Você sabe o que seu cliente precisa? – Tom Gomes (Lift Contabilidade)

Imagine que você possui uma loja de informática. Seu cliente chega até você para comprar um mouse.

Você efetua a venda, e realiza um bom atendimento, de maneira com que seu cliente te dê abertura.

Então, você realiza perguntas sobre o trabalho dele e sobre o mouse comprado, e descobre que ele possui dores no pulso no dia a dia. Nesse momento, você oferece a ele um mousepad com apoio para o pulso.

O que você está fazendo? Entregando ao seu cliente, uma solução pontual do que ele precisa e por muitas vezes não imagina. Além disso, não está sendo invasivo, muito menos desesperado ao tentar vender, já que você entende a dor dele.

Isso é empatia.

Já pode perceber, que para saber o que seu cliente precisa, é necessário conhecê-lo. Estar aberto a ouvir e realizar um bom atendimento, para que ele tenha confiança em você e se abra para dizer seus problemas.

Você precisa também, ser justo.

Afinal, as vezes você possui a solução, mas de parte do problema. Deixe isso claro! Seja justo também, no tratamento de seu cliente. Não o diferencie por suas aparências físicas ou por qualquer outra questão.

Tenha controle e maturidade para dizer não ao seu cliente. Lembre-se que o processo de compra e venda é uma via de mão dupla, e não é porque ele é o cliente que você deve ceder e dizer sim a todo momento.

Seu cliente também precisa que você tenha conhecimento a respeito do que está vendendo, demonstre autoridade no assunto.

Seguindo a mesma lógica do mouse. Seu cliente foi comprar um mouse comum, com fio, mas nas conversas você descobre que ele é arquiteto e utiliza o mouse para realizar os seus projetos.

Além disso, ele é canhoto, o fio do mouse é curto e o computador dele só oferece entrada do lado direito.

Você percebendo o problema, pode explicar as vantagens de um mouse sem fio e demonstrar conhecimento sobre ele.

No geral, é preciso que você escute o seu cliente, seja compreensível, ofereça opções e alternativas e o deixe confortável e confiando em seu serviço.

Se coloque no lugar dele! Imagine você sendo o cliente.

Do que você precisa?

Se tiver dúvidas, entre em contato conosco!

Obrigado pela atenção! Um abraço!

Tom Gomes

Contador

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