Ter uma boa empresa depende de bons funcionários, e como ter os melhores trabalhando para você?
Aposte no seu processo seletivo.
Em primeiro lugar, defina o perfil do candidato que você quer. Por exemplo: uma pessoa com formação em engenharia, que seja pró-ativa, com boa comunicação, que se adapte fácil, tudo que você deseja que essa pessoa possua, e que não possua também, você deve definir.
Com esse perfil em mente, é hora de fazer o marketing do seu processo. Ou seja, fazer com que o maior número de pessoas saiba que você está com vagas abertas, como é a estrutura de sua empresa, como é trabalhar com você (aposte em depoimentos de outros funcionários).
Fazer com que as pessoas sintam vontade de trabalhar em sua empresa e se interessem pela vaga. Esse é o topo do seu funil de contratação.
Deixe bem detalhado todas os pré-requisitos para sua vaga, isso evitará que pessoas que não se encaixam se candidatem.
Faça com que as pessoas se apaixonem pela sua empresa, desde o processo seletivo. Para isso, aposte em etapas mais dinâmicas e diversas. Pesquise novas formas e questionários a serem aplicados, além de informar para os candidatos sobre todas as etapas, dando feedbacks positivos ou negativos.
Antes da entrevista, execute algumas etapas, como a aplicação de questionários. Nessa fase, o seu funil já está diminuindo e algumas pessoas já estão ficando para trás. Você pode usar também de vídeos para conhecer um pouco mais a pessoa.
Faça perguntas que realmente agregarão à sua decisão.
Lembre-se de observar em todas etapas o que você está avaliando. É comportamento? São questões técnicas? O que você deseja desse funcionário.
Quando estiver na entrevista final, analise o trajeto completo do candidato. Desde as primeiras respostas, até a entrevista. Verifique se as informações dadas são condizentes e te satisfazem.
Ao contratar, deixe claro todas as regras da sua empresa. A quem o funcionário deverá se reportar, horários, funções. Tudo!
E saiba que não adianta você possuir o melhor processo seletivo, os melhores funcionários, se você não é um bom líder e se a sua empresa não é aquilo que o seu marketing apresenta ser.
Seja verdadeiro e transparente, e estude com cuidado todas as etapas.
Dessa maneira, você terá os melhores trabalhando com você!
Obrigado pela atenção! Um abraço!
Tom Gomes
Contador
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