Você está visualizando atualmente Como Fazer um Relatório de Fluxo de Caixa Correto – Tom Gomes (Lift Contabilidade)

Como Fazer um Relatório de Fluxo de Caixa Correto – Tom Gomes (Lift Contabilidade)

​Se você possui uma empresa ou quer abrir um novo negócio, sabe que a parte financeira é uma das mais importantes para um bom funcionamento.

Planejar, organizar e fazer a gestão são atividades que precisam de atenção e comprometimento.

A análise do fluxo de caixa (entradas e saídas) é um dos pontos mais importantes disso tudo, e você sabe como fazer um relatório de forma correta?

Primeiramente você tem que saber qual o seu saldo inicial do período a ser analisado. Se você estipulou que realizará um relatório mensal, qual o saldo no dia 01 do mês, antes mesmo de realizar qualquer transação. Se preferir, faça essa análise do último dia do mês anterior, juntamente com o fechamento dele.

Você também precisar realizar a separação das categorias do seu fluxo de caixa. Faça quantas quiser, desde que seja coerente e funcional para sua empresa. Separe em categorias como aluguel, fornecedores, luz, funcionários, entre outros.

Registre todas as entradas e saídas do período analisado, nesse exemplo, todas do mês. Aproveite para registrar também, todas as saídas a curto, médio e longo prazo, para um melhor planejamento e organização. Faça isso também para as entradas.

Atualize e se for preciso, modifique os dados.

Utilize uma planilha ou algum programa para te auxiliar nessa função.

Feitos todos os lançamentos, é a hora do relatório do seu fluxo de caixa. Ele é o compilado de todas as informações necessárias para o seu controle e decisões seja a curto, médio ou longo prazo.

Você verá no seu relatório o seu saldo disponível, os seus gastos, recebimentos, as despesas a serem pagas, investimentos, recebimentos a serem feitos, seu saldo inicial, saldo final, e todas as outras informações que você considerar necessário!

Faça com calma e detalhadamente. Isso auxiliará e te poupará esforços. Uma dica é que faça um relatório anual e o divida em todos os meses, trará uma visão maior e mais assertiva.

Pesquise qual a melhor planilha para seu empreendimento, ou até mesmo qual o melhor programa. Só não deixe de executar.

Se precisar de ajuda, conte conosco!

Obrigado pela atenção! Um abraço!

Tom Gomes

Contador

Entre em contato comigo através do link:

Conheça meu canal no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCgRRvVCsIoisfUPDBnoK-ng

Deixe um comentário