Nem sempre conseguimos agradar à todas pessoas, não é verdade?
Numa empresa segue o mesmo roteiro. Lidamos com vários tipos de clientes e precisamos estar preparados para lidar com insatisfações.
A forma com que você conduz a situação é essencial para definir se seu cliente vai ter seu problema resolvido, ou se você o perderá.
Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para vocês de como lidar diante dessas situações:
1. Mantenha a calma acima de tudo! Respire e tente entender a situação.
2. Tenha uma escuta ativa. Escute o problema de seu cliente, os motivos de sua insatisfação e não o interrompa enquanto ele fala. Dê a atenção devida e faça com que ele se sinta acolhido e importante.
3. Explique a situação com calma e seu ponto de vista.
4. Não dê razão apenas pela insatisfação de seu cliente. Jogue limpo e tente resolver a situação de forma justa para ambas partes.
5. Não fique tão sério, trate com leveza. Será uma boa forma de estar em maior sintonia com seu cliente e chegarem num acordo juntos.
6. Por mais que você seja o dono, treine sua equipe para resolver problemas mesmo se você não estiver presente. Uma equipe bem treinada o auxilia até mesmo em evitar insatisfações antes mesmo delas ocorrerem.
7. Acompanhe o cliente. O mantenha informado sobre os passos que serão feitos para resolver o problema e para entender se não há outra insatisfação. Além disso, é importante para mantê-lo seu cliente.
8. Agradeça à crítica e lide de forma construtiva.
Você também é cliente de outras empresas, pense em como você gostaria de ser tratado e se coloque no lugar de quem você está atendendo.
Com certeza uma boa forma de resolver o problema trará apenas ganhos para você e sua empresa.
Conte conosco para auxiliá-lo com suas dúvidas.
Obrigado pela atenção! Um abraço!
Tom Gomes
Contador
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