Em dezembro de 2019, as micro e pequenas empresas representavam 98% dos negócios no Brasil. E existe um número considerável de novos empreendimentos todos os anos.
Errado está quem pensa que ter soluções digitais nessa categoria é algo inacessível. Pelo contrário, é necessário para uma melhor vivência empresarial.
A primeira estratégia a ser utilizada é o marketing digital.
É evidente para a maioria das pessoas que a internet é onde encontramos todas as coisas que buscamos. Seja para compra, venda, serviços, produtos, enfim. E é um mundo sem barreiras e com concorrência mundial.
Por isso, foque em marketing digital! Os seus clientes podem te procurar antes mesmo de comprar, e é bom que você esteja presente.
Outra estratégia é a utilização de programas e aplicativos, seja de gestão de tarefas, onde você pode dividir em setores quais as ações a serem executadas e todos podem ver prazos e quem é responsável por cada item.
Ou de gestão de relacionamento com o cliente, como o CRM.
Você também pode apostar em armazenamento de documentos e arquivos na “nuvem”. Evita a perda, possibilita o acesso de qualquer lugar e otimiza o espaço, economizando materiais físicos como o papel.
E por fim, é muito bacana que você possua site próprio da sua empresa e esteja presente nas mídias sociais, com página própria, não somente no marketing.
Dentro dessas plataformas, insira o suporte ao cliente. Facilitará o contato e você não fica tão dependente do telefone ou do suporte apenas pessoalmente.
Conta para a nossa equipe se você já utiliza uma dessas estratégias!
Obrigado pela atenção! Um abraço!
Tom Gomes
Contador
Entre em contato comigo através do link:
Conheça meu canal no Youtube: