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A melhor ferramenta para se comunicar com clientes – Tom Gomes (Lift Contabilidade)

​A comunicação é um dos meios de expressão que se não bem feito, pode causar vários problemas.

Todos os dias de nossas vidas nos comunicamos e utilizamos ferramentas para isso.

No meio empresarial, é o mesmo.

Para nos comunicarmos com nossos clientes, utilizamos ferramentas. Dependendo de nosso público alvo e empreendimento, até mais de uma.

Você sabe qual a melhor? Hoje trouxemos exemplos das mais utilizadas e vantagens de cada uma.

Um dos mais antigos e eficazes é o SMS. Ele é uma boa pedida já que você pode dar informações curtas como o número de um boleto, ou confirmação de pedido, e ele chega de forma instantânea no celular da pessoa.

É muito difícil que não chegue essa mensagem, além disso, o número de abertura dos SMS é muito grande, por isso, seu recado é dado.

Outra ferramenta é o e-mail. Já utilizado há bastante tempo, o e-mail também serve para dar informações rápidas como confirmação de pedido, ou até mesmo você pode solucionar problemas e apresentar novos produtos, através do e-mail marketing.

Tome cuidado apenas para não tornar maçante. Estude bem antes de mandar um e-mail e o formule de forma a ser claro e objetivo.

Atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas (principalmente no Brasil) é o Whatsapp. Você pode criar uma conta comercial de sua empresa, e até mesmo inserir catálogos na descrição, já com preços e todos os produtos que oferece.

O Whatsapp traz uma relação mais próxima com seu cliente e através das mensagens instantâneas, o retorno costuma ser mais rápido. Tanto para você, quanto para ele!

Além do Whatsapp, você pode investir também no Telegram. É outro canal de mensagens instantâneas e nele você ainda encontra outras funções, como a criação de grupos em que somente você ou sua equipe mandam a mensagem, como uma lista de transmissão, para muito mais pessoas.

Nesse caso, você pode constantemente fornecer conteúdo do que oferece ou até mesmo realizar marketing de conteúdo.

Se você for um prestador de serviços como infoprodutos, esse é um bom canal para incentivar as pessoas a conhecer melhor seus cursos e e-books.

Além desses, você também pode criar um chat em seu site ou uma caixa de sugestões, dúvidas e críticas. Esse meio é bom porque já facilita o contato, visto que seu cliente já está em sua página.

Você também pode utilizar as ligações e redes sociais, como o direct do Instagram.

O importante é que a comunicação seja feita de maneira eficaz e seja boa tanto para você, quanto para seu cliente.

E você? Já sabe qual a ferramenta que utilizará para contatar seu cliente?

Se você precisar de ajuda, pode contar com nossa equipe! Estamos à disposição. 

Obrigado pela atenção! Um abraço!

Tom Gomes

Contador

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