Você já ouviu a sigla LTV? Sim? Não?!
Ela significa Lifetime Value, em uma tradução livre, é o valor do tempo de vida.
Como assim? É uma métrica que indica qual o valor de seu cliente para a sua empresa, durante o tempo de relacionamento entre vocês.
Entenda: seu cliente tem um custo para você, você sabe qual é ele? Você sabe quanto tempo você se relaciona com o seu cliente?
Um alto LTV é significado que você gera maior e melhor experiência para seu cliente.
Pense na seguinte situação: você tem uma empresa de roupas e um cliente compra de sua loja 3x durante 1 ano. Depois disso, ele não compra mais. Todas as compras dele tiveram o valor de $40. Sendo assim, ele teve um LTV de $120.
O tempo de relacionamento de vocês foi de 1 ano, e o valor que ele te pagou foi de $120.
A partir da análise dos clientes (não necessariamente um a um, mas no geral), você consegue entender esses quesitos e melhorar o seu LTV, tanto o valor, quanto o tempo que seu cliente te procura.
O lifetime value tem grande importância já que com ele você consegue elaborar estratégias de marketing, melhorar seu planejamento financeiro, aprimorar os quesitos em que sua empresa falha na conversão de cliente e na permanência do mesmo.
Mas como calcular?
Para calcular seu LTV, basta que você saiba seu ticket médio anual por cliente, a quantidade média de compras por cliente e o tempo de relacionamento do mesmo (em anos), assim, seu LTV é:
LTV = (ticket médio x qtde de compras) x tempo de relacionamento em anos
Existem algumas formas de aumentar seu LTV e também outras métricas que ajudam a análise do mesmo.
Para isso, pesquise bastante e se informe!
A saúde da sua empresa é fundamental.
Gostou? Quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dúvida? Conte conosco!
Obrigado pela atenção! Um abraço!
Tom Gomes
Contador
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