Você está visualizando atualmente Imposto de Renda 2019 – Checklist básico dos documentos – Tom Gomes

Imposto de Renda 2019 – Checklist básico dos documentos – Tom Gomes

Anualmente, logo no início do ano, temos que ficar atentos a famigerada declaração de imposto de renda.

A Declaração de Imposto de Renda é um meio de a Receita Federal validar os valores auferidos pelos contribuintes e abocanhados pelo leão anualmente.

Quem nunca teve medo de prestar contas com o leão?

Fazer uma Declaração de Imposto de Renda é uma ciência. Cada campo está ali por um motivo específico, e a Receita Federal cruza suas informações com as informações de grandes instituições também detentora dessas informações, como Bancos, Cartórios e etc.

Pensando nisso criamos um checklist dos documentos indispensáveis pra você fazer uma Declaração à prova de malha fina.

  • Declaração de Imposto de Renda do ano anterior

Se você declarou Imposto de Renda no ano anterior, é imprescindível ter em mãos a última declaração na mão para não esquecer de declarar os bens e direitos, ou as dívidas e ônus já cadastrados anteriormente.

  • Informe de rendimentos de salários

Procure a(s) empresa(s) onde você prestou serviço no ano anterior, seja como funcionário ou como prestador de serviço, para que você receba seu(s) informe(s) de rendimento(s).

É um documento onde constam todos os valores efetivamente recebidos, que a empresa tem a obrigatoriedade de lhe entregar até o final de fevereiro.

Ele é importantíssimo porquê é uma das principais fontes de cruzamentos de dados da Receita Federal.

  • Documentos dos dependentes na mão

A partir desse ano já é obrigatório apresentar o CPF dos dependentes, então se certifique que todos os seus dependentes estão devidamente cadastrados e com seus registros regulares, e tenha tais registros em mãos.

  • Recibos e notas fiscais dos serviços médicos

Tenha em mãos as despesas com saúde: consultas, tratamentos dentários, planos e saúde e etc.

As despesas médicas podem ser abatidas da declaração sem teto máximo, desde que o contribuinte tenha os documentos idôneos devidamente guardados.

  • Informe de rendimentos com os gastos com educação

As despesas com educação também podem ser abatidas na Declaração de Imposto de Renda, mas diferentemente das despesas médicas, essa tem o limite de R$ 3.561,50 por dependente.

  • Documentos de compra e/ou vendas de bens no ano calendário da declaração

Se você comprou ou vendeu bens móveis ou imóveis, procure todos os documentos gerados nessas operações.

Os erros no preenchimento dessas informações também são grandes causadores das malhas finas por aí, uma vez que a Receita Federal já é integrada com os principais órgãos obrigados por registrarem as informações de compra e venda de bens.

Portanto levante todas as informações referente: valores das operações, dados dos compradores e vendedores, e informações completas dos bens alienados.

CONCLUSÃO

Esses são os documentos imprescindíveis para iniciar a confecção da Declaração de Imposto de Renda.

Com esses documentos você já estará munido das informações minimamente básicas para fazer uma declaração à prova de falhas.

É possível que sejam necessários mais documentos em casos mais específicos, mas com certeza você já terá a maioria das informações necessárias.

Se surgir mais dúvidas, procure um contador, certamente ele poderá lhe auxiliar.

Tom Gomes

Contador

Deixe um comentário