Em dezembro de 2016 o governo anunciou a liberação do FGTS das contas inativas do FGTS até o dia 31 de dezembro de 2015. O objetivo dessa ação do Governo Federal sobre o comando do presidente Michel Temer é injetar um bom dinheiro na economia para estimular mais o mercado como um todo.
Sem essa medida do governo, as formas usuais em que o saque do FGTS é possibilitado, são na demissão sem justa causa e na inatividade da conta do FGTS por mais de 3 anos.
Mas o que pode ser considerado uma conta inativa?
Quando um trabalhador tem uma carteira assinada no emprego, essa empresa abre uma conta vinculada do FGTS para depositar valores mensalmente a título de FGTS.
Conta inativa, é uma conta que não recebe mais depósitos. Ou seja, que o empregado foi demitido e o empregador não deposita mais dinheiro na conta vinculada do FGTS criada.
Quando posso sacar o FGTS da conta inativa?
Em fevereiro de 2017 o governo liberou a tabela de saque do FGTS. Segue abaixo os períodos de saque conforme o mês de nascimento do cidadão.
Vale a pena sacar o FGTS da conta inativa?
Como o objetivo é incentivar o consumo e injetar dinheiro no mercado inicialmente só seria possível o saque para o pagamento de dívidas. Mas ficou decidido liberar para qualquer pessoa que tenha a conta inativa até 31 de dezembro de 2015.
Assim fica a dúvida se vale a pena sacar esse valor de FGTS mesmo que não tenha um objetivo específico para o mesmo. A resposta é que vale muito à pena mesmo que o dinheiro não seja utilizado agora.
O motivo é que na conta do FGTS rende apenas 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), o que é considerado bem baixo. A própria Poupança é considerado um rendimento muito baixo, mas facilmente remunera o dobro do que remunera o fundo do FGTS mensalmente.
Como sacar o saldo da minha conta inativa do FGTS?
A Caixa Econômica Federal não disponibilizou até o momento claramente como será o procedimento para que o trabalhador efetuar o saque do FGTS. Mas ela já se pronunciou falando sobre algumas possibilidades.
A CEF estuda transferir o saldo da conta inativa de FGTS diretamente para a conta dos trabalhadores que possuem conta na própria instituição, para que se evitem lotações nas agências.
Também foi levantada a possibilidade de algumas agências funcionarem em alguns fins de semana. Mas nenhuma das duas possibilidades ainda não foram definidas.
Tire suas dúvidas!
Entre em contato conosco clicando aqui ou mandando e-mail para [email protected] para tirar todas as suas dúvidas. Você também pode está mandando suas dúvidas para nossa página no Facebook. Será um prazer responder!