Médico abrir empresa ou é melhor trabalhar como autônomo?

Várias entidades dedicadas ao estudo do comportamento do mercado tem publicado vários relatório de estudo informando sobre as vantagens de ser autônomo ou abir uma empresa.

O laboratório Antropolab-SYM tem publicado alguns resultados interessantes que vai te ajudar a tirar suas próprias conclusões.

Você ser autônomo tem algumas vantagens, como:

  • Não precisa cumprir com horário: Você é dono do teu tempo, porém em alguns casos vai precisar dar prioridade aos teus pacientes. Muitos deles não tem a mesma flexibilidade de horário como você e terá que se adaptar ao deles, porém poderá ter a oportunidade de um certo descanso.

  • Poder viver na comodidade do teu lar: Em alguns casos é possível conviver com ambas coisas, claro que dependendo da tua especialização

  • Poder ganhar muito bem: Sim, é uma grande possibilidade já que não está preso à um salário fixo.

  • Não aguentar mau humor de chefe ou companheiros de trabalho: Essa é outra grande vantagem, porém não escapará do mau humor dos teus pacientes.

Desvantagens de ser trabalhador autônomo:

  • Deixar de cumprir um cronograma. Sem tempo para ir para casa, sem fins de semana ou feriados, e isso pode ser muito cansativo. Um tem que forçar-se a deixar o computador (especialmente aqueles que são workaholics obsessivos) não negligenciar outras coisas importantes, como a família e os amigos. Encontrar o equilíbrio nem sempre é fácil e às vezes você tem que ser obrigado a rejeitar alguns trabalhos para não afundar mais ainda na rotina de trabalho.

  • Não têm férias pagas ou licença doença ou maternidade, nem qualquer um dos benefícios de um trabalho normal. Se você não trabalhar, e não cobrar, não vai receber. Ser autônomo implica ser bem organizado economicamente, as vezes aprender essa característica pode levar tempo.

  • Isolamento. Trabalhar em casa não deixa de ser um pouco solitário. Às vezes pode sentir falta dos momentos em que se trabalhava no hospital ou clínica, falava com os seus colegas, risos, piadas.

  • Não ter um salário mínimo garantido. No início da carreira, quando ainda está começando, é normal sentir uma grande incerteza e ansiedade, por vezes, não saber quanto trabalho teria o mês seguinte. Com o tempo você aprende que sempre há, algumas vezes chove trabalho, outras não muito, porém se aprende a conviver com a sazonalidade.

Dependendo da especialização que você exigir, será impossível levar essa jornada de autônomo, porém há especialidade médicas que ainda te permitem isso.

No caso de ser necessário abrir uma empresa:

Vantagens:

  • Menores custos de início- Dependendo do tipo de negócio que você começar, os custos podem ser menores do que iniciar uma clínica, onde os custos inciais podem ser tão altos que se torna praticamente inviável começar, a menos que você tenha um capital familiar muito grande ou um investidor que te apóie. Nesse último caso, terá que compartilhar o que ganhar com ele, já que será o seu sócio.

  • Independência – Você pode tomar todas as decisões e todos os sistemas de negócios

  • A escolha do local – Você pode selecionar onde quer estabelecer o seu negócio, processos de negócio e de marketing utilizados;

  • Sem compromisso – Sem histórico para se preocupar quando o lançamento de uma nova empresa

Desvantagens:

  • Alto compromisso – Ao iniciar o seu próprio negócio, requer um alto investimento de tempo e energia. Provavelmente também necessitará de um alto investimento de dinheiro já que dependendo do negócio gastará com equipamento especializado e equipe de trabalho, pois ninguém que tenha uma empresa pode trabalhar sozinho;

  • Alto risco – O sucesso depende inteiramente de você e suas habilidades de negócio. Se você não souber o que fazer, quando e como, infelizmente poderá ter que enfrentar uma quebra na tua empresa. Assim que antes de começar um negócio, busque informação especializada, estude bastante. Empresas como o SEBRAE podem te orientar bastante e claro, acompanhe nosso blog, podemos te oferecer informação útil que te ajudará a tomar a melhor decisão;

  • Rentabilidade diferida – Quando o mercado não está ainda estabelecido, pode levar mais tempo para atingir a rentabilidade;

  • Financiamento limitado – O financiamento para um novo negócio é mais difícil.

Tire suas dúvidas

Entre em contato conosco clicando aqui ou mandando e-mail para [email protected] para tirar suas todas as suas dúvidas sobre gestão ou relacionados ao seu negócio.

Deixe um comentário