Como evitar perdas com o cartão de crédito na sua empresa

Entre sua casa e seu negócio deve ter sempre uma barreira. Os negócios da empresa tem que ficar dentro da empresa.

E para o seu cartão de crédito pessoal, que você usa para atender às necessidades da família (mantimentos, entretenimento, médicos, aparelhos), essa divisão também deve ser inviolável.

Note que quando você usa seu cartão para financiar despesas de negócio (fornecedores de pagamento, comprar suprimentos e até mesmo para cobrir folha de pagamento), você corre o risco de entrar em situações complicadas.

Por exemplo: não ser capaz de usar o seu cartão de crédito pessoal para participar de uma emergência médica na família, porque seu limite de financiamento já foi ultrapassado.

Claro que, na vida diária de qualquer empresa, dispensar o uso do cartão não é uma tarefa das mais fáceis; compromissos financeiros surgem em todos os momentos, e nem sempre há dinheiro suficiente à disposição para atendê-los.

No entanto, se a sua empresa atende a determinados requisitos, talvez seja hora de recorrer a outra ferramenta: um cartão de crédito empresarial.

A oferta do mercado

De acordo com o SERASA e o SPC, 17% das pequenas empresas usam um cartão de crédito pessoal -do proprietário- para financiar vários aspectos do seu funcionamento.

Considerando sub-segmentos, de acordo com outras pesquisas, as pequenas empresas são as que mais fazem uso de cartão de crédito pessoal.

Documentos do Banco Mundial indicam que os cartões pessoais, tem taxas de juros que estão localizadas acima do 33% anual (e existem cartões que excedem em muito esta média).

Em contraste, dependendo da empresa financeira e produtos, existem taxas de juros mais elevadas na faixa de 10% a 25% ao ano. Assim, o financiamento de um cartão significa usar um crédito muito caro para o seu negócio.

No Brasil, as instituições financeiras, principalmente bancos comerciais, fornecem cartões a para as pequenas e médias empresas.

Com estes cartões não só vai desfrutar de uma melhor taxa de juros, você também pode pagar por serviços e suprimentos, dinheiro disponível em caixas eletrônicos, aproveitar promoções especiais (descontos, meses com menos juros), fazer compras com mais segurança para a sua empresa, políticas de uso, etc.

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Recomendações

Por causa dos benefícios que eles proporcionam, os cartões de crédito são uma boa escolha para o seu negócio. No entanto, como com qualquer outro instrumento financeiro, esses cartões requerem uma grande responsabilidade.

Você tem que ter bons hábitos e altas doses de planejamento e disciplina.

Se você quiser usar um cartão de crédito, o seu primeiro compromisso é o de separar as finanças pessoais de negócios, ou seja, cada área tem que ter seus próprios recursos e que sejam administrados de forma independente.

E sua convicção deve ser firme: “Não use recursos da empresa para pagar diversões do feriado, e não tire dinheiro de casa para resolver a folha de pagamento”, segundo Patty Rojas, diretora do laboratório de estudos de negócios e comportamento Antropolab-SYM.

Analise o momento de sua empresa. Os cartões de crédito , sem dúvida são muito úteis, talvez o seu negócio não tem a estabilidade necessária para aproveitar ao máximo que esse recurso financeiro pode oferecer.

As empresas com menos de dois anos de vida ainda sofrem para manter um fluxo estável de renda, e se esse for o seu caso, deve esperar um pouco. “Quando uma empresa está em sua fase inicial de desenvolvimento, estes cartões não são a melhor ideia.

É melhor recorrer a outras fontes de financiamento, por exemplo, encontrar um membro da família ou amigo que quer investir no negócio, ou usar um programa federal de apoio às Pequenas Empresas ”, sugere Patty Rojas, diretora da Antropolab-SYM.

Olhe no espelho. Um cartão corporativo deve ser um terno. Explore a oferta disponível e encontre aquela que melhor se adapte às suas características e necessidades.

Se a sua empresa não precisa de crédito para a operação diária, então não existe motivo para que utilizar. Se você precisar de financiamento a curto prazo (de cinco dias, por exemplo), procure por alternativas mais simples, como vender produtos com baixo valor para juntar o dinheiro que necessita.

“O empresário deve identificar as necessidades antes de recorrer a um cartão de crédito, só assim poderá tirar vantagem dessa ferramenta financeira, mas não esqueça que antes de pensar nisso, é essencial realizar essa análise”, explica Alexandre, diretor de produtos comerciais da MasterCard.

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