O controle gerencial é uma ferramenta fundamental para gerir qualquer tipo de projeto. O controle de forma geral faz parte de todo tipo de administração pois não há administração sem controle de processo. E quando tratamos de empreendimentos, finanças, é imprescindível as métricas para mapear as decisões.
Portanto se você não utiliza o controle gerencial para cuidar da sua administração, não corra mais riscos. Aprenda como utilizar o controle gerencial no seu negócio.
- Os Controles e a administração
O controle é a função administrativa através do qual o desempenho é avaliado. Controle é um elemento do processo administrativo, que inclui todas as atividades empreendidas para garantir que as operações reais coincidam com as operações planeadas.
Quando falamos sobre o trabalho administrativo é obrigatório falarmos sobre a questão do controle. É uma função administrativa, ou seja, é um trabalho de gestão de base, que pode ser considerado um dos mais importantes para o trabalho de gestão otimizada e a falta desse tipo de gestão pode garantir a ruína do teu negócio.
Ao longo de nossas vidas estamos envolvidos em uma série de organizações, seja formal ou informal, que se destinam a alcançar um objetivo comum, através de vários regimes estabelecidos e através dos recursos mantidos.
É nesse momento em que a gestão nasce, ou seja, esse processo realizado por membros de uma organização para atingir seus objetivos.
A administração, no sentido formal, é aquele que é feito em uma empresa. Ela tem quatro funções específicas: planejamento, organização, gestão e controle; estes em conjuntos são conhecidos como processo administrativo.
- Definição de controle
Controle é a função administrativa através do qual o desempenho é avaliado.
Analisando as diferentes definições utilizadas por administradores como Stoner, Fayol, Robbins, entre outros; considerando suas áreas de importância, classificação e desempenho.
Para Robbins (1996) o controle gerencial pode ser definido como “o processo de atividades regulares para garantir que elas estejam reunidas como foram planejadas e corrigir qualquer desvio significativo”.
No entanto Stoner (1996) define-o como segue: “O controle de gestão é o processo que garante que as atividades reais estejam ajustadas às atividades planejadas”.
Enquanto que para Fayol, citado por Melinkoff (1990), o controle “consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o programa adotado nas ordens dadas e princípios administrativos (…) destina-se em apontar as falhas e erros para que você pode corrigi-los e evitar que se repitam”.
Analisando todas essas definições, notamos que o controle tem certos elementos que são básicos ou essenciais:
-Primeiro, Deve levar a cabo um processo de acompanhamento das atividades.
-Segundo, Deve haver normas ou padrões estabelecidos para determinar eventuais desvios face aos resultados.
-E um terceiro, o controle permite a correção de erros, desvios nos resultados ou atividades realizadas.
E, finalmente, através do processo de controle devem ser planejadas atividades e objetivos para depois fazer as correções necessárias.
Em conclusão, podemos definir que sem o controle gerencial nada em uma empresa pode andar bem.
- A Importância do controle gerencial dentro do processo administrativo
O controle gerencial concentra-se em avaliar e corrigir o desempenho das atividades dos subordinados para assegurar que os objetivos e planos da organização sejam realizados.
A partir disso, pode-se deduzir que a grande importância do controle gerencial, é apenas através desta função e conseguir especificar os ataques planejados e se houve quaisquer desvios, identificar os responsáveis e corrigir tais erros.
No entanto, é importante lembrar que deve haver apenas um controle a posteriori, mas, como a abordagem deve ser, pelo menos em parte, um trabalho de previsão.
Você como empreendedor ou empresário deve estudar o ocorrido para determinar o que aconteceu e porque não foram cumpridas as normas; Desta forma, você pode tomar as medidas necessárias para garantir que no futuro os erros do passado não venham ser cometidos de novo.
- Elementos de controle e meio ambiente da empresa
> Integridade e Ética:
– Um forte clima ético dentro da empresa e em todos os níveis, é essencial para o bem-estar da organização, seus membros e o público em geral.
> A transmissão de valores é feita:
– por exemplo
– Regras que foram estabelecidas e escritas
– Estabelecimento de respostas eficazes e enérgicas
> Competência profissional
– Compromisso com a organização e um trabalho bem feito de forma eficaz e eficiente.
> Responsabilidade do Conselho
– Um Conselho de Administração passiva e incapazes de desafiar as decisões e políticas da Direção é um risco significativo para o controle interno.
> Filosofia e estilo de gestão
– Manter uma atitude positiva de controle interno = evitar riscos desnecessários, pesando positivos e negativos de cada alternativa, etc.
> Estrutura organizacional
– Ajustada ao tamanho da entidade e de seu tipo de atividade e objetivos.
– Delegação de competências e responsabilidades
- Tire suas dúvidas
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