Menosprezar a contabilidade de sua empresa ou o trabalho de um contador pode colocar em risco sua sobrevivência no mercado. As falhas na área contábil fazem com que um pequeno empreendimento fique estagnado e que ainda receba multas, comprometendo o orçamento disponível para investimentos e manutenção do negócio. Por isso é importante que sua empresa seja bem assessorada por um escritório ou profissional competente na área de contabilidade para que seu negócio consiga se manter de forma positiva.
Veja alguns pontos que merecem atenção no que se refere à contabilidade de sua empresa
Contador
A parte contábil está entre os maiores gastos financeiros no início da vida de uma pequena empresa e por isso muitos empreendedores preferem cuidar pessoalmente da parte financeira sem a contratação dos serviços de um escritório e assim eles próprios realizam os controles contábeis, o que é extremamente arriscado com o tempo.
Por não serem especialistas na área contábil, podem acabar esquecendo-se de incluir valores relacionados às deduções e assim pagando mais impostos do que o necessário, mas algo pior pode acontecer em função da falta de conhecimento na parte tributária e contábil. O empreendedor pode acabar deixando de pagar algum imposto e ser penalizado com isso, gastando muito mais do que se tivesse contratado os serviços de um contador profissional.
Independente do negócio que se pretenda abrir, a contabilidade precisa ficar a cargo de profissionais, pois eles estão preparados para a função que requer muito conhecimento e atenção.
Fluxo de caixa
Tendo um contador a serviço da empresa, o empreendedor precisará apenas se preocupar com o que entra e com o que sai da sua empresa, ou tecnicamente falando: o fluxo de caixa. O fluxo de dinheiro que circula diariamente na empresa precisa ser registrado com muito cuidado. Isso pode ser facilitado com um sistema de gestão, porém uma planilha em Excel pode ser uma excelente ferramenta para controle financeiro.
Notas fiscais
Um erro grave que muitos empresários cometem é o de deixar de emitir notas fiscais, Isso é fatal porque acarretará em multas altas que acabam comprometendo toda a saúde financeira da empresa. Se a ideia é evitar dores de cabeça, precisa-se criar uma rotina para emissão e controle das NF-e.
Ainda em dúvida sobre a contabilidade de sua empresa? A CSG Contabilidade pode ajudar você. Ligue agora ou clique aqui para receber nosso atendimento!