A sigla ERP é uma sigla em inglês de “Enterprise Resource Planning”, que em sua tradução literal quer dizer “Planejamento de recursos empresariais”. Trata-se de um software que tem o objetivo de integrar todos os setores de uma empresa, facilitando todos os processos entre os setores e evitando retrabalho.
Esses sistemas tem que ser confiáveis e rico em detalhes, uma vez que integram todos os dados gerados nos processos de uma organização em um único banco de dados. Em uma só plataforma ele pode integrar os sistemas de finanças, contabilidade, comercial, operacional, e etc.
O objetivo principal é gerar informações reais automatizadas e integradas entre os departamentos. Essa sistemática utilizada por esses softwares de gestão empresarial integrada ajudam bastante na organização, e portanto, na redução de custos das empresas.
Como escolher um ERP?
Existem variados fornecedores de softwares que possuem os mais diversos tipos de ERP’s que uma empresa precisa para operar. Ao escolher um sistema devem ser analisados alguns pontos básicos:
1. A empresa que fornece o sistema é confiável?
Deve-se procurar conhecer a confiabilidade da empresa que está fornecendo o software, pois todas suas informações estarão concentradas nesse sistema, portanto a empresa precisa garantir a segurança e integridade dos dados.
2. Comprar um ERP pronto ou fazer sob medida?
Existem empresas que fazem um ERP conforme o cliente deseje. Se sua empresa necessita de ferramentas exclusivas que facilitariam ainda mais a produção no dia a dia, vale ponderar a customização de um ERP.
3. Procure ajuda de um especialista na implantação do sistema.
Se você decidiu qual ERP deseja trabalhar, e/ou já sabe quais atividades precisa que haja melhor integração, ótimo! O próximo passo é procurar um profissional que ajude configuração da integração das atividades, pois a implantação de um ERP sempre é um pouco complicada pela quantidade de departamentos envolvidos. Portanto, com uma consultoria extra, o empresário consegue garantir mais segurança no uso do sistema.
Os ERP’s e o fisco.
Como já deve ser de conhecimento da maioria dos empresários, a Receita Federal tem procurado meios de integrar as informações dos contribuintes enviadas por meio de declarações acessórias. As empresas tem a obrigação de enviar todos os meses informações importantes para o fisco informando faturamento, estoque, imposto devido e etc. Os ERP’s são grande amigos das empresas no sentido de ajudar garantindo a integridade das informações enviadas ao fisco, uma vez que manter os dados das empresas de forma arcaica e/ou em sistemas separados por departamentos é coisa do passado.
Autor: Cleryston Gomes
Diretor Executivo da CSG Contabilidade.
“A CSG Contabilidade é um escritório de contabilidade em Fortaleza-Ceará voltado para a prestação de serviços contábeis e financeiros para empresas que buscam uma nova experiência em atendimento qualificado.”